Ícaro Alexsander Costa iniciou oficialmente seu trabalho no teatro em 2006. Ator, diretor, malabarista e acrobata, é formado pelo curso de Bacharelado em Artes Cênicas - Interpretação Teatral, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Atualmente trabalha como Diretor de Artes Cênicas no Instituto Federal de Rondônia - RO (IFRO), no Campus Porto Velho Zona Norte.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sob a Redoma


Particularmente, sempre gostei de ler. Mas o 'poder' que o novo livro de Stephen King exerceu sobre a minha atenção não foi pouco. Diria mais... foi inédito, ao ponto de eu apenas conseguir parar de ler quando estava, literalmente, caindo de sono.

Mas com todo o crédito, afinal a obra é (na minha opinião e em seu conjunto total) simplesmente maravilhosa!

Resumo
Era um dia como outro qualquer, quando de repente a cidade de Chester's Mill é isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando - ou se - ela irá desaparecer.
Logo os moradores de Chester's Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira.
Dale Barbara, veterano de guerra do Iraque, se une a um grupo de moradores da cidade para manter a situação sob controle. A força de oposição é representada por Big Jim Rennie, um político que está disposto a tudo - até matar - para continuar no poder, e seu filho, que guarda a sete chaves um horrível segredo.
Mas os habitantes da cidade ainda tem outras preocupações. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva.


Antes de terminar de ler o livro, vi algumas críticas na internet de leitores que não gostaram do final do livro; achavam que poderia ter sido melhor.
Talvez pelo fato de King ser o grande mestre do terror psicológico, esperassem um final mais impactante para a redoma que surgiu sobre a cidade de Chester's Mill ou algo megalomaníaco, não sei.
Impressão minha.
Quando eu comprei o livro, confesso que, no início, esperava por algo mais. Mas no decorrer da leitura, para mim a redoma em si se tornou um pretexto, um pano de fundo para falar de algo maior que ela mesma.

E foi justamente isso que me conquistou!

O livro não fala sobre algo fictício, mas usa de um artifício deste gênero para falar sobre o que realmente se propõe: o humano, o terror que o homem sente e causa quando se encontra em situações extremas, como o isolamento; e as consequências (também extremas) de suas atitudes.
Em contraponto, fala de sensibilidade, da preocupação com o próximo, de ajudar, do que há de verdadeiramente humano em cada um de nós.

Terminei de ler o livro hoje e confesso que ler a história paralelamente ao momento das manifestações políticas que estão ocorrendo no País me deixou com um pouco de medo do ser humano (e até que ponto ele é capaz de se comportar de forma realmente humana - e racional).
Digo isso de forma a criticar o vandalismo praticado pela minoria, algo totalmente desnecessário e motivo de vergonha.

Não vou entrar em muitos detalhes do livro, senão perde o encanto.

Mas vou deixar um último conselho aos futuros leitores dessa obra fantástica e, sem dúvida, uma das minhas preferidas.
Não façam como eu: não se apeguem muito aos personagens. Os personagens cativantes são vários, mas o mestre King não tem pena de matar nenhum deles.


BOA LEITURA!!!



PS: sem esquecer que hoje (24 de junho) estréia a série Sob a Redoma, no canal CBS.
Clique aqui e confira o trailer.

2 comentários:

  1. Boa noite!

    Estou com muita vontade de ler esse livro e acompanhar a série. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma obra do Stephen King, mas essa me chamou bem a atenção.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai fundo, Tiago!

      É uma obra maravilhosa que vale a pena ser lida.

      Confesso que esse foi o primeiro livro do Stephen King que eu li, embora tenha acompanhado muitas adaptações cinematográficas de outras obras (Carrie, Rose Red, IT, 1408, dentre outras) mas que ainda quero ler os livros também.

      Depois que ler o livro, passe aqui para deixar sua opinião.
      ; )

      Grande abraço!!!


      PS: desculpe a demora em responder. Mas é que minha vida deu uma reviravolta que me trouxe para o outro extremo do País, ao qual ainda estou me adaptando, hehe...

      Excluir