Ícaro Alexsander Costa iniciou oficialmente seu trabalho no teatro em 2006. Ator, diretor, malabarista e acrobata, é formado pelo curso de Bacharelado em Artes Cênicas - Interpretação Teatral, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Atualmente trabalha como Diretor de Artes Cênicas no Instituto Federal de Rondônia - RO (IFRO), no Campus Porto Velho Zona Norte.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

E o trabalho continua...

Dando seguimento ao processo de criação do meu espetáculo-solo, depois de ter a estrutura pronta (e que rendeu 50 minutos de peça) iniciou-se o trabalho da Mímesis Corpórea: trabalho de pesquisa minuciosa e intensa.
De forma resumida, a Mímesis Corpórea foi desenvolvida pelo LUME Teatro, que é de um dos mais importantes grupos teatrais da atualidade e também um importante centro de pesquisa teatral. Essa metodologia de criação consiste na observação de pessoas (ou animais) em situações cotidianas, percebendo seus movimentos, formas de andar, voz ou sons, trejeitos e, posteriormente, na teatralização dessas ações físicas observadas. A Mímesis Corpórea pode ser ainda dividida em quatro etapas: observação, imitação, codificação e teatralização.

Pelo fato do meu personagem ser um morador de rua, dei início à minha pesquisa de campo nas ruas de Santa Maria. Impossível, porém, é deixar de se envolver com tantas histórias que ouvimos por aí. Pessoas que foram morar nas ruas tão novas, que nem se recordam da idade que tinham; crianças de colo sendo criadas nas ruas e que, possivelmente, podem prosseguir vivendo dessa maneira por acharem normal; ou a rotineira situação de ser ignorado pelos demais "cidadãos".
Só me resta ser forte o suficiente para saber manter uma posição de observador, ou me deixar levar e usar tudo e todo tipo de experiência para a composição do personagem. Acredito que essa pesquisa poderia ficar ainda mais intensa depois que eu vivenciar na pele, uma pequena parcela que fosse, do que é viver nas ruas.