Ícaro Alexsander Costa iniciou oficialmente seu trabalho no teatro em 2006. Ator, diretor, malabarista e acrobata, é formado pelo curso de Bacharelado em Artes Cênicas - Interpretação Teatral, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Atualmente trabalha como Diretor de Artes Cênicas no Instituto Federal de Rondônia - RO (IFRO), no Campus Porto Velho Zona Norte.

Currículo

Ícaro Alexsander Costa iniciou oficialmente seu trabalho no teatro em 2006. Ator, diretor, malabarista e acrobata, é acadêmico do curso de Artes Cênicas na Universidade Federal de Santa Maria.

Atuou nos espetáculos: Pluft!, direção de Danieli Eichwald (2006), Odete e Noite a Embalar o que Fomos, ambas dirigidas por Elise Schenkel (2007), Circo do Maluquinho, pelo Grupo Platoon – Oficinas e Performances Circenses LTDA. (2007/2009), O Rinoceronte, direção de Danieli Eichwald (2008), O Homem da Flor na Boca, direção de Juliet Castaldello (2008), Sempre Amor, Sempre Amantes, direção de Mariana Lohmann (2008), As Linhas de Elise, direção de Mariana Lohmann (2009) e Um Cravo em Tom Menor, direção de Cauã Kubaski (2010).
Dirigiu em 2009 o espetáculo Então é Natal..., baseado na obra O Pé da Árvore de Natal, do autor alemão Karl Valentin.

Dedicou o ano de 2010 para a criação do seu espetáculo-solo Vocês Viram Meu Cachorro?, adaptação da obra do porto-alegrense Victor Sant’Anna, levado ao público em novembro do mesmo ano.
Ainda em dezembro, estreou o espetáculo Woyzeck (direção de Ísis Peres) e o espetáculo Fando&Lis, direção de formatura do acadêmico de Artes Cênicas Eduardo Colombo, integrante do grupo Teatro Camaleão.

Dedicou o ano de 2012 para a montagem do espetáculo UBU, com direção de Luiza de Rossi, que teve sua estréia em 19 de janeiro de 2013. Assim formou-se em Interpretação Teatral pelo Curso de Artes Cênicas com a interpretação do personagem Pai Ubu.


Cursos e oficinas

2007
- Oficinão circense com o Grupo Tholl, em Pelotas - RS

2008
 - Oficina Corporeidade e Jogo no Treinamento do Ator, ministrada por Fábio Castilhos, em Santa Maria - RS

2009
- Oficina O corpo que cada um é, ministrada por Fernando Montes, em Santa Maria - RS

2010
- Oficina de Interpretação para Vídeo e Cinema, ministrada por Deborah Finocchiaro, em Santa Maria - RS

2013
- Ministrou a oficina Aplicação de Jogos Teatrais na preparação corporal dos docentes de EaD, em Porto Velho - RO

Projetos

- Projeto Malabariando, pelo Grupo Platoon (2007-2008)
- Projeto Lonão da Alegria, pelo Grupo Platoon (2008-2009)
- Projeto 27 Horas Ininterruptas de Teatro, em Vale do Sol - RS (2009)
- 2ª edição do projeto 27 Horas Ininterruptas de Teatro, em Vale do Sol - RS (2010)
- Projeto Acolhe PRAE, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFSM, Santa Maria - RS (2010)
- Projeto Atuação Fonoaudiológica em Voz Profissional, em Santa Maria - RS (2010)


Premiações

2010 - Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante Adulto no 5º FESTCARBO (Festival Estadual de Teatro Amador da Região Carbonífera), em Arroio dos Ratos - RS, pelo espetáculo As Linhas de Elise.

2010 - Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante Adulto no ART IN VENTO 2010 - Festival de Teatro Amador de Osório - RS, pelo espetáculo As Linhas de Elise.

2010 - Prêmio Destaque Adulto no 2º Três Coroas em Ação - Festival de Teatro Amador de Três Coroas - RS, pelo espetáculo Vocês Viram meu Cachorro?

2011 - Prêmio Especial do Júri no XVIII FESTIVALE - Festival de Teatro Amador de Rolante - RS, pela "brilhante e verdadeira composição do personagem Luka, do espetáculo As Linhas de Elise".

2013 - Prêmio de Melhor Ator no 11º Santa Maria Vídeo e Cinema, em Santa Maria - RS, com o curta-metragem A Porta.

2013 - Menção Honrosa no 1º Congresso de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em Colorado do Oeste - RO, com o trabalho Aplicação de jogos teatrais na preparação corporal dos docentes de EaD.